Extraordinário: um livro para você refletir

“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”

Sabe aquele livro que você termina de ler e começa a pensar sobre tudo o que o livro mostrou e que você talvez nunca tinha parado para pensar? Extraordinário é o tipo de leitura que deveria ser obrigatória nas escolas, para ensinar as crianças lições valiosas sobre como tratar o próximo. Além de falar sobre bullying que, infelizmente, acontece em todas as escolas. O livro acima de tudo, nos ensina uma lição valiosa sobre gentiliza e empatia, nos fazendo refletir sobre como nós muitas vezes acabamos formando pré-conceitos quando avistamos algo ou alguém “diferente”.

Título: Extraordinário

Título Original: Wonder

Autor(a): R. J. Palacio

Tradução: Rachel Agavino

Editora: Intrínseca

Páginas: 320

Lançamento: 01/02/2013

O livro é narrado pelo ponto de vista do Auggie, sendo que alguns capítulos mostra o ponto de vista de outros personagens, nos faz pensar em como uma pessoa que achamos ser diferente talvez não seja tão diferente assim. O ponto principal é o Auggie ser uma criança normal, com uma aparência diferente das outras crianças, e por esse motivo ele acaba sendo tratado de uma maneira  cruel pela maioria das crianças.

Extraordinário é um livro pequeno, com uma leitura fácil e dinâmica e com alguns assuntos pesados que precisam ser conversados. Uma das coisas que mais gostei é em como o professor trabalha em sala de aula, com algumas frases reflexivas, chamadas de preceitos, sobre gentileza, amizade, felicidade e muitos outros assuntos. Esse modo de ensinar as crianças lições deveria ser trabalho nas escolas, aposto que muitas crianças aprenderiam melhor sobre como tratar os outros, afinal, nós sabemos que crianças podem ser bem cruéis.

Separei algumas frases que gostei bastante do livro para vocês verem um pouquinho a atmosfera do livro. Lembrando que esse ano sai a adaptação de Extraordinário no cinema, quem aí está louco para assistir? Veja o Trailer.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” – Preceito Setembro

“Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito.” – Preceito Março

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” – Auggie

“A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”  Pág. 10

 

Recomento muito a leitura! Dou 5 estrelas para essa maravilha <3

 

Espero que tenham gostado do post, deixe aqui nos comentários sua opinião sobre o livro!

 

Fanpage: /viletoria | Meu perfil /viihlokka | Instagram: @viihlokka | Twitter: @viihlokka

Comentários

comentários

17 anos, canceriana e gaúcha. Fundadora do blog Viletória e a louca que adora matemática, Netflix e jogos. Apaixonada por fotografia, cinema e música.

4 Comments

Deixe uma resposta